Érico e a sua essência








Tocado pela sua grande sensibilidade, Érico, como de costume, olhava e refletia. Angustiava-se e, ao mesmo tempo, remediava-se apenas com os próprios pensamentos. Geralmente, tinha orgulho de ter essa essência fora do comum. Sem perceber, essa é a essência dorsal de seu pensamento. Érico pensara: ‘Sem dúvidas, não sou um cara comum.’ Roberto Carlos chama as gatas de broto e Erasmo Carlos é o tremendão, eu sou um loucão, resmungou sem nenhuma sensatez, mas bem humorado.





“A ideologia pessoal é um grande desafio para ser compreendida e aceita”, concebeu Érico num breve instante de luz. De fato, Érico tem razão. Ideologias existem aos montes, contudo perceber a ideologia individual e ter uma ideologia única e intrínseca é um grande desafio, praticamente impossível. Desafio, na medida em que o homem é um produto de seu meio. Logo, suas influencias lhe dão diversas ideologias alienantes. Impossível, porque, somos uma cópia reformulada de nossos descendentes. Afinal, até mesmo aqueles que se definem fora do comum, compartilham formas de ver o mundo de forma idêntica. Imaginem quantos éricos não temos nesse mundo todo.......
Diante o exposto, o nosso protagonista respirou fundo, aguçou os ouvidos, continuou com a sua atividade e refletiu melhor sobre o seu momento problema.



Por mais que fique chateado por ser contrariado, mesmo imaginando estar fazendo o certo, Érico mostrou amadurecimento e percebeu que a crítica, na verdade, era um conselho. Viu, também, que, no fundo, não importa apenas chatear-se por causa daquele momento. Por fim, observou que problemas necessitam de soluções- caso não tenham soluções, as conseqüências são as piores possíveis, psiquicamente-. Por conseguinte, soluções é decorrente de julgamentos e pré-julgamentos. Nessas ponderações todas, analisou o histórico de conduta de sua mãe. Julgou, finalmente, que a velha tinha respaldo para críticas e conselhos.





Continuando, Érico percebeu que o buraco é mais embaixo. Entendeu que momentos e problemas são distintos. por mais que os momentos sejam diversos e os problemas também o grande momento será quando os problemas, de fato, não serão motivos de conflitos. Até porque, crescer e amadurecer é perceber que o grande problema é sí mesmo ao perceber o momento de mudar e transformar-se em algo melhor. Uns padecem, outros vencem.
Assim, viu que eternamente sua ideologia irá mudar, os problemas virão e os momentos também. Entretanto, os seus pensamentos, a sua essência, continuarão consigo. "Mais desafiante do que buscar soluções é agir de acordo com a minha essência confusa, aflita e confortante em todos os momentos", analisou, com toda a sinceridade, Érico. Assim, ficou feliz por ser demasiadamente humano e por estar num grande processo de transformação. contudo, ficou triste por essas transformações serem tão angustiastes. Por outro lado, percebeu que este é o preço por não ser comum.





Após alguns dias, ele analisara que ter paciência e calma foram as melhores medidas. confortou-se ao, no memento de divagação, perceber que fez o certo, mesmo contrariando sua ideologia que confunde conselho, critica negativa e os sentimentos. Por mais que a sua mentalidade seja limitada como a de um macaco, mostrou paciência para ultrapassar as barreiras de sua ideologia e isto é muito digno.




Por fim, Érico mostrou que ali iniciava-se uma nova forma de pensar que sempre se transforma. E percebeu que crescera bastante nestes últimos seis meses onde esteve viajando ao mundo dos loucos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O monumento da justiça e as suas simbologias.

Documentário: Occupation 101