Relembrando o massacre de Eldorado dos Carajás
Por mim: Creio que não é correto e nem ético a Policia abrir fogo contra manifestantes quando estão em pleno exercicio da sua liberdade de se expressar e protestar. E nem acho correto a forma que os manifestantes praticaram o execircio da sua soberania. Conflituando as partes, de um lado, eu vejo os policiais sendo massa de manobra de forças superiores, protejendo, assim, interesses particulares, principalmente quando se trata da questão de terras.
Assim, representa, neste caso: Policia > Força Repressora > Policia: arma contra manifestações > Defesa do particular > violencia generalizada > Mais violencia.
Do outro lado, vejo os sem-terra lutando e morrendo por um objetivo que , na realidade Brasileira, ainda está longe de ser alcançada. Porém, sei que não é fácil conquistar manifestações sociais no mundo e, principalmente, no Brasil. Sei ainda, que é necessario lutar e conscientizar todos os segmentos da sociedade a importancia da Reforma agraria, objetivo do MST. Estavam praticando a sua causa.
Por fim, resumindo o lado oposto: MST > Causa unica(reforma agraria) > manifestações coletivas > choque com a policia > Violencia(morte e feridos) > Descrença da população e da classe politica > Sem reforma agrária > Mais manifestações...
Dezenove sem-terra foram mortos pela Polícia Militar do Estado do Pará. O confronto ocorreu quando 1.500 sem-terra que estavam acampados na região decidiram fazer uma marcha em protesto contra a demora da desapropriação de terras, principalmente as da Fazenda Macaxeira. A Polícia Militar foi encarregada de tirá-los do local, porque estariam obstruindo a rodovia PA-150, que liga a capital do estado Belém ao sul do estado."
Não é se conflituando com quem quer que seja, que iremos alcançar os objetivos. A solução se encontra quando é praticado muita diplomacia e, claro, cobrança de quem finge que escuta. O problema, infelizmente, é que as pessoas que são cobradas(politicos), estão lá representando não o povo, e sim, os empresário(grandes latifundiarios e investidores que o colocaram eles lá) e mesmo com cobranças não estão nem aí com a população. Agravando ainda mais o cenário politico do nosso pais.
Então, diante deste cenário, muita paciencia e perseveança para os integrantes do MST. Para a Policia, mais treinamento, compreensão, inteligencia, autonomia em suas ações. Já os politicos, criar muita vergonha na cara e respeito com quem devem representar.
Logo, mesmo não havendo uma perfeição em nosso sistema e uma harmonia em todos os setores da socienda, não podemos esquecer do passado- as mortes- e de aprender lições ao qual: Ajudam a viver no presente e projetar o futuro. A lição é: Respeito para respeitar.
Comentários
Postar um comentário