Mete a Mão ou não Mete?
Artigo: É certo tentar modificar a mente dos criminosos?
Filme: Laranja Mecânica
Sinceramente eu me atento a frase da Psicóloga Ana Luiza Castro, Que diz o seguinte: "Supondo-se que se confirme a hipótese de que há alterações no cérebro dos infratores, que uso se fará dessas informações?". Aborda qual a procedência, e desenrolar desses estudos, e ainda digo mais, se no caso dessas Alterações, se algo der errado? se por algum caso o Paciente(criminoso) ficar com seqüelas, provavelmente irreversíveis? como vai ficar a situação? Como no caso aconteceu com o Alex(Stanley Kubrick) do Filmes Laranja Mecânica. Que Tem como exemplo esse filme. Claro que ficção é ficção, Mas toda ficção tem um fundo de verdade. Ficando Evidente que todo o Dinheiro Gasto e tempo a um primeiro modo foram vão. Destinando recursos que podiam ser destinados a outra área.
Não posso ser ignorante também e desconsiderar o lado positivo que o texto aborda, claro. è imensurável a quantidade de beneficies que os estudos da ciência proporcionou ao homem. e no caso dos Anciões, é uma boa alternativa, mas não podemos esquecer que o texto aborda como exemplo e não como certeza, imagine novamente se algo dá errado? Assumo que nesse ponto meu lado é favorável ao estudo, mas repito, ao intervenção para mentes de presos não. Termino Perguntando se Esses Pesquisadores gostariam que seus Cérebros Fossem Intervindos!
Afirmo que cada caso deve ser estudado e analisado separadamente, considerando seus detalhes e aspectos.. Por um lado acho totalmente desumano a intervenção no cérebro alheio, Invadindo sua privacidade e mudando sua forma de pensar. Essa idéia que o estudo é Visando o bom(melhoramento) comportamento social do preso, é totalmente deturpado. Se ele é capaz de pensar e cometer crimes é capaz de cumprir sua pena.
Como diz a minha mãe "Boas molduras não mudam quadros ruins". Deturpado dizendo que com essa pesquisa esse mal vai acabar, incitando o bem coletivo em cima do individual. mostrando argumento superficiais.
Penso aqui, e me imagino na pele de um Jovem deste, ora, de uma forma particular não gostaria que ninguém 'metesse a mão no meu cérebro. Você Gostaria? É bem Provável que não. Modificar minha conduta ou minha forma de pensar em prol de um bem maior. E a ética? Os Direitos Humanos? Aonde está o bom-Senso? E a minha individualidade?!?! Não é bem assim que as coisas são.
Se eles são Seres humanos, Tem a capacidade total de pensar, de se manifestar. inclusive de escolher o seu futuro. Cumprir sua pena. Mas não to falando de prisão, Ora, Por mais que sejam criminosos, são jovens. E com certeza ainda podem ser moldados. Mas não falo Prisão, reclusão da sociedade, prender e privar, sim seria um crime totalmente desumano. Estão em crescimento, se desenvolvimento. E voltando a o meu conceito: O estado ao invés de destinar verbas para pesquisas com resultados duvidosos e incertos, pode destinar as formas alternativa de penas, se já existir, Amplia-las. Não por Bolsas auxílios e sim por exemplo: Inclusão social; Oferecendo Cursos de capacitação e empregos dignos, uma forma alternativa é em repartições publicas, se não forem absorvidos pelo mercado de trabalho; Oferecendo uma melhor alimentação, Assim nutrindo e melhorando o seu bem estar pessoal. Sem Esquecer inclusive de um acompanhamento Psicológico e familiar. Não seria fácil, mas seria Mais Humano, ético. Com certeza, eu digo, com certeza daria Certo. Os custos benefícios seriam melhores. E aqueles que querem se regenerar vão ter o bom-senso de escolher o caminho certo. Pensando melhor o Estado iria lucrar muito mais a um longo prazo oferecendo estrutura básica a esses jovens, já que a maior incidência é de jovens oriundos de condições socioeconômicas desfavoráveis ao seu pleno Desenvolvimento. O Brasil precisa de Educação e melhores condições sociais. Precisa de Escola e Moradia.
Amigo.. concordo com vosso artigo, e com vossa opinião de que a solução está na educação!
ResponderExcluir(...)
Mas [infelizmente] é mais cômodo p/ o governo tomar atitudes energeticas e assistencialistas, ao invés de tomar atitudes Eficazes (ainda que a longo prazo)e que traria educação ao povo que por sua vez teria CONCIÊNCIA da "imoralidade" que existe por trás desses "bons samaritanos" assistencialistas!
Um forte abraço! PAZ!