(nem tão)Breve(assim)apontamento acerca do Reggae I
O que é?
"O Reggae não é um estilo musical comum. Ele traz junto dele um conjunto de filosofias e pensamentos, que fazem entrar em harmonia mente e alma. É capaz de envolver a alma completamente através de maravilhosos arranjos de melodia, que energizam, pulsam e vibram. As ligações entre o reggae e o movimento (religioso, filosófico, político) rastafari são grandes. Ambos representam um dos mais notáveis esforços humanos de reconstrução, a reconstrução da dignidade, do destino e da cultura de um povo." http://rastareggaerootsdownload.blogspot.com/2008/02/9-cds-hugh-mundell.html )
SUGESTÃO?
Comentário sobre o Album em destaque:
Um dos discos de reggae que eu mais gosto. Gravado em 1975 pelo então adolescente Hugh Mundell (sua estréia em LP), o disco "Africa Must Be Free by 1983" (Greensleeve Records) é um clássico, além de ser recheado com histórias no mínimo bizarras. Como por exemplo o fato de que Hugh Mundell foi assassinado (!) enquanto batia um papo com o amigo Junior Reid em seu cadillacno ano de... 1983. Musicalmente, o disco é espantoso. Sua aparente destreinada voz contrasta com a energia e o talento bruto de um moleque de 13 (eu disse treze) anos em absolutamente todas as 9 faixas (o disco para download conta com versões dub de algumas das músicas feitas por Augustus Pablo, que por sua vez produziu a pepita). Uma observação: essa não é a capa original do LP. Mas que é uma foto legal, isso é inegável.
( FONTE: http://originalpinheirosstyle.blogspot.com/2008/01/hugh-mundell-africa-must-be-free-by.html )
ALBUM EM DESTAQUE:
1- Let’s All Unite
2- My Mind
3- Africa Must Be Free By 1983
4- Why Do Black Men Fuss And Fight
5- Book Of Life
6- Run Revolution A Come
7- Day Of Judgement
8- Jah Will Provide
9- Ital Slip
10- Unity Dub
11- Africa Dub
12- My Mind Dub
13- Western Kingston Style
14- Levi Dub
15- Revolution Dub
16- Judgement Dub
17- Sufferer Dub
2- My Mind
3- Africa Must Be Free By 1983
4- Why Do Black Men Fuss And Fight
5- Book Of Life
6- Run Revolution A Come
7- Day Of Judgement
8- Jah Will Provide
9- Ital Slip
10- Unity Dub
11- Africa Dub
12- My Mind Dub
13- Western Kingston Style
14- Levi Dub
15- Revolution Dub
16- Judgement Dub
17- Sufferer Dub
Deguste antes de baixar:
BAIXE MUSICA DO AMOR:
POR QUE?
Figurado entre os cem discos mais importantes para se ouvir antes de morrer.
Another song, "Day of Judgment," includes a line about the role of the media as society's watchdog: "The press must [be] free so we all can see your wrongdoing and your brutality."
DO BLOG:
Eu me perguntei a poucos instantes, vendo algumas contatos fantasmas e algumas postagens no Twitter: É possível que as pessoas sintam as mesmas sensações; vibrações???
No fundo, eu acredito que sim. Contudo, nem sempre os seres humanos estão dispostos a compartilharem suas vibrações, confidenciar a vontade de ser dinâmico, solidário, e, por fim, um cúmplice confidente.
Bem, até então, normal, as pessoas são assim mesmo. Tem seus problemas e conflitos pessoas. Demasiadamente humano de todas as formas. Afinal, o processo diário que envolve os humanos dominam a sua forma de pensar.
Continuando. Ainda bem que existe o Reggae. Esse estilo musical soa como um instrumento que tenta unir as pessoas fazendo com que as pessoas tentem ao menos esquecer, por um instante, seus problemas pessoais e atentar-se para os problemas do mundo. Tudo isso, numa bela harmonia musical.
Embora tenha seu contexto histórico polêmico, o reggae é um verdadeiro presente concebido ao homem pelo homem. Na verdade, o reggae é um instrumento de sensibilizar os homens e lembra-los que não são máquinas de mais-valia para os seus patrões e, tampouco, instrumento de manipulação. Porém, esse intuito é barrado nos pré-conceitos e nos sistemas dominantes das massas. Tanto que, para muitos, o reggae não passa de um estilo musical da moda e, ocasionalmente, essas pessoas acabam esquecendo a finalidade de que é passar boas sensações sem olhar a quem.
Mesmo assim, exigir dos humanos aquilo que eu vejo como correto seria cobrar demais. Na verdade, quase, quaaase uma utopia. São milhões e milhões de pessoas convivendo juntas no mesmo espaço chamado: Terra. Mas, mesmo assim, quando se imagina o tamanho deste planeta diante Júpiter, as diferenças são inevitáveis. Afinal, o homem é um produto do seu meio. Felizmente, a Jamaica produziu grandes homens que criaram belas mensagens. Juntando, criaram o Reggae. Defenderam a Africa e a luta por melhores condições. No fundo, lançaram no mundo uma nova filosofia. Uma nova forma de amar.
Por fim, nesta altura, já me satisfeito em perceber que já estou fazendo algo, transmitindo algumas palavras.... Sei que posso fazer mais, essa é a tendência, deixo para o futuro. Porém, agora, preciso me abastecer dessa brilhante forma de fazer musica, arte e amor. No fim, eu ainda acredito que seja possível sentir as mesmas sensações que o meu próximo sinta, desde que todos estejam de comum acordo e, preferencialmente, escutando.....
Comentários
Postar um comentário